
WAGNER COSTA
Natural de Porto Alegre, 1983, Wagner Costa é artista visual, arquiteto e pesquisador. Especializou-se em Linguagens da Arte Contemporânea pela FAAP, aprofundando sua investigação sobre corpo, espaço e materialidade.
Sua prática combina escultura, instalação, gravura e videoarte, explorando a tridimensionalidade em ambientes internos e externos. Suas obras também envolvem dinâmicas participativas, utilizando técnicas clássicas, como o desenho de observação, para questionar a presença e a manifestação do corpo na arte contemporânea.
Foi indicado como “Destaque Artista” no Prêmio Açorianos de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul (2022). Entre 2019 e 2021, aprimorou suas habilidades no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo, sob orientação de Eduardo Haesbaert. Em 2018, frequentou a Arts Academy, na Itália, e a Barcelona Academy of Art, na Espanha, expandindo sua pesquisa sobre técnicas tradicionais e contemporâneas.
Sua produção integrou exposições coletivas em embaixadas brasileiras em Londres, Viena, Madri e Lisboa, como parte do Circuito Internacional de Arte Brasileira (2003). Foi premiado no 9° Salão de Pintura, Desenho e Escultura da Fundação Cultural de Canoas/RS. Suas obras estão em coleções institucionais e privadas, incluindo o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e o Museu Municipal Parque dos Rosa, em Canoas/RS.
Exposição "O traço que nasce da sombra" - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. MACRS
Exposição O traço que nasce da sombra - Residência Fonte. São Paulo/SP.