SANDRO KA
1981, Porto Alegre/RS.
Sandro Ka é Doutor e Mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Há 18 anos vem se dedicando a pesquisa nas artes visuais, elaborando um trabalho muito original que interliga objetos, materiais e práticas de contextos diversos, justapondo elementos da cultura popular e da indústria cultural, provocando um curto-circuito entre conceitos da cultura popular e erudita.
"Sandro Ka pertence a uma geração de jovens artistas brasileiros interessados nas múltiplas possibilidades e significados originados dos atritos e cruzamentos entre os campos da cultura popular e acadêmica, uma linhagem que encontra referências em vários momentos significativos da arte após a década de 1960. Desde 2003, trabalhando com proposições que examinam o processo de apropriação, o artista emprega no poder crítico do humor e da ironia uma maneira de discutir a validade das regras que delimitam socialmente a noção de "bom gosto" e as definições convencionais de o que entendemos como "obra de arte". Ana Albani de Carvalho. Dra. em Artes Visuais e Professora (PPGAV / IA / UFRGS.
Possui obras nos Acervos dos Museus - MARGS (Porto Alegre/RS), MACRS (Porto Alegre/RS), Pinacoteca Aldo Locatelli (Porto Alegre/RS), UFCSPA (Porto Alegre/RS), AMARP (Caxias do Sul/RS), MAVRS (Passo Fundo/RS), FVCB (Viamão/RS), Sesc Juazeiro (Juazeiro do Norte/CE), e inúmeras coleções particulares no Brasil.Entre suas exposições estão: “Paisagem Comum”. Museu do Trabalho, Porto Alegre/RS, (2018); “Paisaje Común”. EAC, Montevidéu (2018); “Tanto barulho por nada”. MARGS, Porto Alegre/RS(2017); Mostra Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Porto Alegre RS (2018); A Condição Básica. Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão/RS (2018); Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Santander Cultural, Porto Alegre/RS (2017)e Parque Lage, Rio de Janeiro/RJ (2018).