PELO MAR QUE NOS LEVA MAIS LONGE
Além da unidade de Porto Alegre, a galeria amplia sua atuação e se instala em um espaço de destaque na ilha: o Armazém Rita Maria, um complexo histórico-arquitetônico totalmente restaurado, em íntima relação com o presente e o passado da cidade. Com a curadoria de Henrique Menezes, a exposição de inauguração tem o título: “Pelo mar que nos leva mais longe. Pelo ar que nos leva mais longe” é apresentada em dois momentos, com aberturas em 28 de janeiro e 2 de abril.
Pelo mar que nos leva mais longe
Pelo ar que nos leva mais longe
"A ideia de linha do tempo carrega em si a sensação de que os acontecimentos tomam a forma de uma planície, equivalentes em suas potências e uniformes por sua intensidade. No ano em que completa uma década de atividades, a galeria Mamute nos evidencia que existem pontos altos no relevo da história: ao inaugurar uma nova sede em Florianópolis, reafirma seu projeto de atuação, levando além-fronteiras a arte contemporânea brasileira.
Em sua trajetória, a Mamute capitaneou mais de cinquenta exposições no seu espaço expositivo — um imponente prédio tombado no Centro Histórico de Porto Alegre — além de fomentar a visibilidade dos artistas representados aproximando-os de múltiplos públicos: organizou e apoiou mostras pelo Brasil e no exterior, participando de feiras e exposições que contribuíram para a legitimação da produção difundida pela galeria. Nesses (primeiros) dez anos, a Mamute acreditou no diálogo entre gerações, reconhecendo nomes consolidados e também revelando jovens artistas com carreiras em ascensão: é a convivência do consagrado com o novo que mantém a arte pulsante, aberta às linguagens emergentes. Os artistas que formam o elenco da galeria compõem importantes coleções públicas e privadas: MAC USP, Pinacoteca de São Paulo, MACRS, MARGS, Fundação Vera Chaves Barcellos, MASC, entre outras — além de integrarem eventos notórios como as Bienais de Veneza, de São Paulo e do Mercosul.
Avançar nunca será uma atitude passiva: ultrapassar limites e ir além requer ação, energia, impulso. Para marcar sua chegada em Santa Catarina, a Mamute apresenta duas exposições — Pelo mar que nos leva mais longe ocupa a galeria a partir de janeiro e Pelo ar que nos leva mais longe entrará em cartaz no final de março, conjugando uma seleção de artistas representados e convidados locais. Em uma abstração poética, o que separa o mar e o ar é o horizonte — imagem fértil para ilustrar o movimento que a galeria empreende em 2022: olhar para longe e avançar, aberta aos fluxos e consciente do norte que deseja alcançar."
Henrique Menezes
Curador da exposição