PABLO FERRETTI
Pablo Ferretti nasceu em Porto Alegre, em 1974, e atualmente reside e mantém atelier no Rio de Janeiro/RJ. Possui mestrado em Pintura pelo Royal College of Art, em Londres, e é graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre.
Em sua pintura reflete sobre as referências visuais cotidianas, investigando por meio da materialidade da pintura, o controle e o acaso, o que se torna abstrato e o que se apresenta como figuração. Tendo como referencia Willian Turner, pintor Londrino do século XVIII, Pablo captura a essencia da cena visual cotidiana traduzindo em manchas e colorações expressivas.
O curador e crítico de arte Bernardo de Souza considera sobre a obra do artista: As obras de Pablo Ferretti possuem uma plasticidade que reflete os tempos vindouros. Em suas pinturas, nada é completamente claro; tudo é nebuloso, ora se desenhando nitidamente, ora se esvanecendo diante de nossos olhos. A busca por uma imagem quase abstrata, que teve grande destaque na produção recente do artista, agora dá lugar a uma nova fase de pesquisa, que se desvincula totalmente do que ainda era figurativo em suas telas. Ele apresenta paisagens desconhecidas e inomináveis, imagens mentais carregadas de mistério, que evocam o universo pouco acessível do inconsciente. Essas obras dialogam tanto com a história da pintura — particularmente com os esforços de Turner em capturar a essência nebulosa dos céus ingleses — quanto com as limitações impostas pelos cinco sentidos que caracterizam a natureza humana.