CLAUDIA HAMERSKI
Natural de Seberi/RS, 1980, Claudia é Doutora e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Graduada em Artes pela mesma instituição. Vive e desenvolve seu trabalho artístico em Porto Alegre.
“Somadas as questões de afinidade com o elemento vegetal, geralmente assunto do meu desenho, está presente em minha pesquisa poética um encantamento pelas sutilezas, um olhar direcionado para o que costuma não ter importância. Em um universo de possibilidades da arte, geralmente direciono o olhar justamente para o periférico, seja para as plantas nascendo a margem, na periferia do olhar, seja para os resíduos do processo, o que geralmente é descartado."
Claudia dedica sua pesquisa poética à resiliência de pequenas plantinhas que sobrevivem ao concreto das grandes cidades e passam despercebidas na vida urbana. Hamerski apresenta estes seres vivos em desenhos de grande escala, preto e branco ou coloridos, realçando e destacando a beleza do ser na luta pela vida, um desejo de trazer pela via do desenho essa imagem de potência, resistência e resiliência que as pequenas vegetações são capazes de suscitar.
Texto do filósofo Guilherme Mautone "Essa é a relva que Grassa" sobre a obra de Claudia Hamerski.
Exposição "O Lugar costuma ser o Centro" - Adelina Instituto/ São Paulo.
Exposição "Entre Fissuras" Galeria de Arte Mamute.