ARTE, VALOR E MERCADO
Maria Lucia Bueno, Maria Amélia Bulhões,Ana Letícia Fialho
27.10.2016
A CONSTRUÇÃO DO VALOR NA ARTE MODERNA E NA ARTE CONTEMPORÂNEA - Das 10h às 13h
Com Maria Lucia Bueno - Mediação Maria Amélia Bulhões
A construção do valor na arte moderna e na contemporânea é um processo altamente complexo, que se desenvolve em diferentes escalas (local e transnacional) entre as instituições e o mercado, envolvendo uma constelação de agentes, eventos e operações. Nesta apresentação, embasada em pesquisas recentes e tendo como referências alguns casos exemplares, vamos abordar a questão a partir de três instâncias específicas: as coleções, as exposições e os arquivos.
O MERCADO E O SISTEMA DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL - Das 14h30 às 17h30
Com Ana Letícia Fialho - Mediação Niura Borges
O sistema da arte contemporânea no Brasil viveu recentemente um período bastante positivo, de grande visibilidade, dinamismo, expansão e internacionalização. Nesse processo, o crescimento do mercado e os interesses mobilizados por seus agentes (artistas, galeristas e colecionadores) parecem ter sido determinantes. Atualmente, o contexto nacional já não é tão favorável, a instabilidade política e a estagnação da economia estão afetando o campo da cultura, e há fortes indícios de retração dos investimentos públicos e privados no campo da arte contemporânea, enquanto o processo de internacionalização da produção e do mercado parece prosseguir. A fim entender o impacto dessas mudanças recentes na (re)configuração do sistema da arte no Brasil, neste seminário retomaremos dados de pesquisas que apontam para um forte desequilíbrio entre a esfera de produção, o mercado e as instituições.
Promovido em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS.
Apoio: Santander Cultural/RS.
MERCADO DE ARTES VISUAIS - com Mônica Novaes
De 06 a 09 de outubro de 2015
O curso Mercado de Artes Visuais propõe um panorama deste setor no Brasil e de como ele se relaciona com o sistema global, possibilitando ao aluno reciclar seus conhecimentos e visualizar novas oportunidades de atuação profissional.
PROGRAMA:
O sistema da arte - parte I | Prática profissional; histórico de formação do sistema; conceitos básico de economia da cultura e política cultural.
O sistema da arte - parte II | Agentes (curadores, galeristas, críticos, advisers, artistas, colecionadores privados e institucionais, casas de leilão, etc) e plataformas de visibilidade (publicações, feiras de arte, Bienais).
Mercado de arte nacional e internacional | Protagonistas, números e tendências.
Internacionalização | Diluição de fronteiras e maneiras de expandir o território
Curso desenvolvido em parceria com Santander Cultural/RS.
CAPACITAÇÃO PARA SERVIÇOS EM ESPAÇOS CULTURAIS
De 12 de agosto a 2 de outubro | Santander Cultural e Galeria Mamute
Curso de formação de agentes culturais nas mais variadas competências, tendo sempre como referência a promoção do conhecimento no universo de espaços culturais expositivos. A iniciativa visa o melhor atendimento ao público externo, além de ampliar a expectativa profissional por meio da capacitação dos agentes.
MÓDULO 1 - ESPAÇOS CULTURAIS NA HISTÓRIA
Ministrante: Paulo Gomes
MÓDULO 2 - ESPAÇOS CULTURAIS EM PORTO ALEGRE
Ministrantes: Paula Ramos/André Venzon
MÓDULO 3 – PRODUÇÃO/SEGURANÇA DO TRABALHO
Ministrante: Nonô Joris
MÓDULO 4 – MONTAGEM E ILUMINAÇÂO DE EXPOSIÇÕES
Ministrantes: Nelson Rosa/Alexandre Lopes Fagundes
MÓDULO 5 - RECEPÇÃO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO.
Ministrante: Luciane Pacheco
MÓDULO 6 - REGISTRO DE EVENTOS
Ministrante: Cylene Dallegrave
MÓDULO 7 – AÇÃO EDUCATIVA E MEDIAÇÃO
Ministrante: Gabriela Bom
MÓDULO 8 – ACESSIBILIDADE
Ministrante: Gabriela Bon
MÓDULO 9 - CURADORIA
Ministrantes: Ana Albani/ Gaudêncio Fidelis
MÓDULO 10 – COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ministrante: Adriana Martorano
Programa desenvolvido em parceria com Santander Cultural/RS.